Como saber se um vinho é de qualidade?
Não importa se algumas pessoas dizem que o melhor vinho é sempre o mais caro. Todos devemos concordar que é possível encontrar um bom vinho por um preço adequado.
Mas o que significa um bom vinho? É algo totalmente subjetivo, a menos que você pergunte a um profissional da área (sommelier).
As pessoas falam da qualidade do vinho como uma questão de preferência e sabor, mas quando descobrimos que há uma série de fatores das preferências pessoais que influenciam no gosto das pessoas e no que elas acham que são melhores, há também uma série de fatores objetivos.
É possível definir a qualidade de um vinho através da utilização de 3 fatores básicos:
1) Complexidade
Quanto mais diferentes sabores e sentidos você conseguir notar, mais complexo é o vinho. É aí que você consegue distinguir os diferentes tipos dos sabores no vinho, tais como ameixa, cereja, baunilha ou tabaco. Quanto mais sabores como esses você consegue sentir e distinguir, mais complexo o vinho, e quanto mais complexo, de melhor qualidade ele é. A complexidade de um vinho é talvez o mais importante indicador de qualidade em que as pessoas possam concordar. O problema é quando ocorrem as discussões entre o que cada um gosta ou não gosta nesses sabores.
2) Intensidade
Quanto mais intenso um vinho, mais claramente é possível identificar e sentir os sabores presentes. Quando os sabores são mais fortes, fica mais fácil distinguir entre eles.
3) Equilíbrio
Em se tratando de vinho, “equilíbrio” é a ideia de que um vinho ideal deve conter uma série de sabores presentes, tais como: sabores de frutas, vegetais, a estrutura (a qual inclui o álcool). Um vinho bem equilibrado mostra como características todos esses elementos, integrando-os de tal forma com que eles sejam perceptíveis em proporções de sabor iguais entre eles.
Nenhum comentário ainda